Chamamento e Estruturas de Acompanhamento ao Sacerdócio

Em qualquer fase da formação cristã alguém se pode sentir chamado à vida sacerdotal. Para isso a Diocese dispõe de estruturas de acompanhamento. Nomeadamente o Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações e o Pré-Seminário, que funcionam em Ermesinde, no Seminário do Bom Pastor. Aí também tem lugar uma primeira experiência de vida comunitária em ordem à entrada no Seminário Maior, para os alunos que frequentam o Ensino Secundário, desde o 10.º até ao 12.º anos, e onde fazem estabelecem uma ligação à Universidade Católica, na leccionação propedêutica do Latim e do Grego.

Para o chamamento que possa acontecer em idade adulta e em circunstâncias de vida profissional o contacto pode ser indicado pelo pároco ou por algum sacerdote ao reitor do Seminário Maior que indicará um director espiritual e proporá uma iniciação à vida comunitária nomeadamente ao fim de semana a fim de verificar as motivações e as condições dos candidatos.