Vida Pastoral

Toda a formação dos futuros presbíteros é caracterizada pelo espírito pastoral, porque o seminário se orienta para a preparação dos futuros pastores que têm como modelo Cristo Bom Pastor. Todo o processo formativo é orientado para a aquisição do sentido eclesial e para o amor à Igreja local e universal. Estes princípios orientadores configuram-se por sua vez em atitudes pastorais concretas que os seminaristas descobrem e desenvolvem ao longo do tempo de seminário: espírito de acolhimento e capacidade de diálogo com a diversidade de pessoas; arte de comunicar; espírito de colaboração e capacidade de trabalho em conjunto; humildade e dedicação profundas ao serviço do Povo de Deus; capacidade de interpretar os sinais e desafios da cultura contemporânea para fazer chegar a novidade do Evangelho.

A Formação Pastoral compreende duas etapas fundamentais: a primeira que decorre até ao 5º ano, em que o seminarista vive inserido numa comunidade cristã concreta, geralmente a sua paróquia, participando nas suas actividades regulares e onde descobre as suas especificidades e riquezas; na segunda etapa, já em ordem ao tempo de estágio, o seminarista coloca-se mais na atitude de iniciação à sensibilidade própria do pastor que preside e guia a comunidade. No caso dos alunos da diocese do Porto, nesta fase deixa a sua paróquia de origem e integra-se noutra comunidade da diocese. A partir do 6º ano segue-se o estágio pastoral, com acompanhamento por parte do Seminário.

CURSO DE PASTORAL, 6.º ANO – SEMESTRE DE INVERNO

Hora 2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira 5ª Feira