Faculdade de Teologia UCP - Porto

A Formação Intelectual, sobretudo a de cariz teológico, tem uma importância fundamental na preparação dos futuros pastores da Igreja. Pelo aprofundamento das matérias que constam do programa de estudos teológicos, o seminarista pode encontrar o alimento da própria vida espiritual, forjar uma fé pessoal, adulta e esclarecida, ficando ainda mais habilitado a afrontar os desafios da Nova Evangelização. A dedicação ao estudo da filosofia e teologia ajuda o aluno a penetrar de forma mais aprofundada nos mistérios da Palavra de Deus e da fé da Igreja, condição indispensável para a credibilidade do ministério exercido no meio de uma sociedade secularizada.

Os seminaristas do Seminário Maior do Porto fazem os seus estudos teológicos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no pólo da Foz do Centro Regional do Porto. Juntamente com outros estudantes pertencentes a várias Congregações Religiosas e Missionárias e alguns leigos, estão inscritos no curso de Mestrado Integrado em Teologia, que completam ao fim de 5 anos e após a apresentação da respectiva tese.

O curso de Pastoral é ministrado no Seminário Maior aos alunos do 6º ano das dioceses do Porto, Coimbra e Vila Real e tem sido frequentado por seminaristas de outras congregações e institutos missionários.