Edifício

IGREJA, COLÉGIO DE SÃO LOURENÇO e ÓRGÃO

Estamos num edifício de arquitectura religiosa educativa, maneirista, barroca e neoclássica. Antigo colégio da Companhia de Jesus, de fundação tardia, composto por igreja e dependências colegiais adossadas lateral e posteriormente. Igreja de planta longitudinal, com nave única, três capelas laterais intercomunicantes, transepto inscrito e capela-mor, com coberturas diferenciadas em abóbadas de berço, com caixotões de pedra, escassamente iluminada pelas janelas termais do topo do transepto e pelas da fachada principal, num esquema semelhante ao do Colégio de Jesus, em Coimbra, ambos filiados na estrutura da Casa-mãe da Companhia, a Igreja do Gesù, em Roma.
Interior com coro-alto, onde se situa, do lado do Evangelho, ÓRGÃO de talha policroma, branca e dourada, de planta trapezoidal com corpo formado por três castelos, o central mais elevado em meia cana e os laterais em ângulo, intercalados por nichos sobrepostos separados por cornija, e dois outros formando as ilhargas; na base dos castelos e dos nichos das ilhargas, surgem palhetas, as duas primeiras dispostas em leque; é rematado por cornija e anjos músicos, surgindo, ao centro, a águia bicéfala, símbolo dos Agostinhos. A consola forma apainelados e desenvolve-se, ao centro, em janela, ladeada pelos botões dos registos. Assenta em coreto com o mesmo tipo de planta e guarda balaustrada.

Para uma melhor, rigorosa e detalhada informação acerca do Edifício, por favor, consulte o link abaixo: